Universidade Federal de Alagoas
Disciplina:
Educação Matemática e Formação Docente
Estudo
sobre a trajetória histórica da Educação Matemática, focalizando ainda a Formação
de Professores que atuam nesta área, como também propor debates e reflexões
sobre a utilização das Tecnologias da Informação e comunicação neste campo
científico.
Geral:
Proporcionar
o estudo e a reflexão sobre a Educação Matemática e seu contexto histórico,
sobre a Formação Docente de Professores que atuam nesta área, focalizando ainda
a utilização de aplicativos tecnológicos neste campo científico.
Específicos:
.
Retomar historicamente a trajetória da Educação Matemática e sua influência no
contexto escolar;
.
Favorecer reflexões sobre a prática docente e sua atuação na educação matemática;
.
Oferecer aos professores a indicação de instrumentos teórico-práticos para a
organização e preparação de aplicativos tecnológicos que possam ser
incorporados na prática e nas aulas dos profissionais que atuam com educação
matemática.
A disciplina
será composta de três unidades temáticas:
UNIDADE
|
UNIDADE
TEMÁTICA
|
Unidade I: História da Educação Matemática.
|
. A história da educação Matemática: questões
historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática.
(Ubiratan D’Ambrósio).
|
Unidade II: Formação Docente e Educação
Matemática.
|
Formação de professores de Matemática sob a
perspectiva do desenvolvimento profissional.
(Geraldo Perez).
|
Unidade III: Educação Matemática e Tecnologia.
|
Tecnologias na Educação Matemática e reorganização
do pensamento.
(Marcelo C. Borba).
|
A
disciplina será desenvolvida na modalidade à distância com apenas um encontro
presencial em forma de seminário onde serão apresentados os artigos construídos
por meio da leitura e dos estudos feitos com o material indicado no blog. A
síntese destes artigos será apresentada em forma de Power Point. Os encontros à
distância ocorrerão por meio da participação no blog da disciplina onde serão
disponibilizados mídias, tecnologias e recursos variados como os textos, apresentação
em Power Point, vídeos, visando um ambiente de aprendizagem colaborativo. Quanto
ao artigo produzido deverá ter no máximo 8 páginas e mínimo 5 páginas, texto
com espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman e as referências segundo normas da
ABNT.
Será
processual e contínua, valendo-se ainda de critérios como: assiduidade na
participação do blog, cumprimento das atividades, leituras e postagens dos
comentários, além da participação e apresentação do momento presencial em forma
de seminário.
AB1 (Avaliação das produções realizadas no
blog);
AB2 (apresentação do Seminário no momento
presencial).
AB1 (6 PONTOS)
|
|||
UNIDADE
|
ATIVIDADE
|
POSTAGEM
|
PONTUAÇÃO
|
UNIDADE 1
|
ATIVIDADE 1
|
Comentário dos
textos
|
2,0
|
UNIDADE 2
|
ATIVIDADE 2
|
Comentário dos
textos e do vídeo.
|
2,0
|
UNIDADE 3
|
ATIVIDADE 3
|
Comentário dos
textos e da apresentação postada em Power point
|
2,0
|
AB2: 4 PONTOS
|
|
ATIVIDADE
|
PONTUAÇÃO
|
Apresentação
dos Seminários
|
4,0
|
A
disciplina Educação Matemática e Formação Docente será realizada por meio das
leituras, participação e postagens dos comentários no blog da disciplina e por
meio de um encontro presencial em forma de seminário para apresentar os
trabalhos finais.
PERÍODO
|
SEMANA
|
UNIDADE
|
14 a 18 de
maio de 2012
|
SEMANA 1
|
UNIDADE 1
|
21 a 25 de
maio de 2012
|
SEMANA 2
|
UNIDADE 1
|
28 a 31 de
maio de 2012
|
SEMANA 3
|
UNIDADE 2
|
04 a 07 de
junho de 2012
|
SEMANA 4
|
UNIDADE 2
|
11 a 15 de
junho de 2012
|
SEMANA 5
|
UNIDADE 3
|
18 a 22de
junho de 2012
|
SEMANA 6
|
UNIDADE 3
|
25 a 28 de
junho de 2012
|
SEMANA 7
|
Apresentação
dos seminários.
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BORBA,
Marcelo C.. Tecnologias Informáticas na
Educação Matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, Maria
aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas.
São Paulo: Editora Unesp, 1999.
D’AMBRÓSIO,
Ubiratan. A História da Matemática:
questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática.
In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática:
concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
PEREZ,
Geraldo. Formação de Professores de
Matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional. In: BICUDO,
Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas.
São Paulo: Editora Unesp, 1999.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR:
FIORENTINI, Dário. Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com
outros olhares. Campinas, SP: Mercado de letras, 2003.
NOBRE,
Sergio; BARONI, Rosa L. S.. A pesquisa em
História da matemática e suas relações com a Educação matemática. In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani. Pesquisa
em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp,
1999.
PENTEADO,
Miriam Godoy. Novos atores, novos
cenários discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO,
Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas.
São Paulo: Editora Unesp, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário