quarta-feira, 9 de maio de 2012

Plano de Curso


Universidade Federal de Alagoas



 PLANO DE CURSO
 



Disciplina: Educação Matemática e Formação Docente



 EMENTA DA DISCIPLINA
 



Estudo sobre a trajetória histórica da Educação Matemática, focalizando ainda a Formação de Professores que atuam nesta área, como também propor debates e reflexões sobre a utilização das Tecnologias da Informação e comunicação neste campo científico.



 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
 



Geral:
Proporcionar o estudo e a reflexão sobre a Educação Matemática e seu contexto histórico, sobre a Formação Docente de Professores que atuam nesta área, focalizando ainda a utilização de aplicativos tecnológicos neste campo científico.

Específicos:
. Retomar historicamente a trajetória da Educação Matemática e sua influência no contexto escolar;
. Favorecer reflexões sobre a prática docente e sua atuação na educação matemática;
. Oferecer aos professores a indicação de instrumentos teórico-práticos para a organização e preparação de aplicativos tecnológicos que possam ser incorporados na prática e nas aulas dos profissionais que atuam com educação matemática.


 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 



A disciplina será composta de três unidades temáticas:

UNIDADE
UNIDADE TEMÁTICA

Unidade I: História da Educação Matemática.





. A história da educação Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática.
(Ubiratan D’Ambrósio).

Unidade II: Formação Docente e Educação Matemática.





Formação de professores de Matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional.
(Geraldo Perez).


Unidade III: Educação Matemática e Tecnologia.





Tecnologias na Educação Matemática e reorganização do pensamento.
(Marcelo C. Borba).




 METODOLOGIA
 




A disciplina será desenvolvida na modalidade à distância com apenas um encontro presencial em forma de seminário onde serão apresentados os artigos construídos por meio da leitura e dos estudos feitos com o material indicado no blog. A síntese destes artigos será apresentada em forma de Power Point. Os encontros à distância ocorrerão por meio da participação no blog da disciplina onde serão disponibilizados mídias, tecnologias e recursos variados como os textos, apresentação em Power Point, vídeos, visando um ambiente de aprendizagem colaborativo. Quanto ao artigo produzido deverá ter no máximo 8 páginas e mínimo 5 páginas, texto com espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman e as referências segundo normas da ABNT.



 AVALIAÇÃO 


Será processual e contínua, valendo-se ainda de critérios como: assiduidade na participação do blog, cumprimento das atividades, leituras e postagens dos comentários, além da participação e apresentação do momento presencial em forma de seminário.
 AB1 (Avaliação das produções realizadas no blog);
AB2  (apresentação do Seminário no momento presencial).

  AB1 (6 PONTOS)                                                       

UNIDADE
ATIVIDADE
POSTAGEM
PONTUAÇÃO

UNIDADE 1

ATIVIDADE 1

Comentário dos textos

2,0


UNIDADE 2


ATIVIDADE 2

Comentário dos textos e do vídeo.

2,0


UNIDADE 3


ATIVIDADE 3

Comentário dos textos e da apresentação postada em Power point



2,0

AB2: 4 PONTOS

ATIVIDADE
PONTUAÇÃO

Apresentação dos Seminários


4,0




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
 



A disciplina Educação Matemática e Formação Docente será realizada por meio das leituras, participação e postagens dos comentários no blog da disciplina e por meio de um encontro presencial em forma de seminário para apresentar os trabalhos finais.

PERÍODO
SEMANA
UNIDADE
14 a 18 de maio de 2012
SEMANA 1
UNIDADE 1
21 a 25 de maio de 2012
SEMANA 2
UNIDADE 1
28 a 31 de maio de 2012
SEMANA 3
UNIDADE 2
04 a 07 de junho de 2012
SEMANA 4
UNIDADE 2
11 a 15 de junho de 2012
SEMANA 5
UNIDADE 3
18 a 22de junho de 2012
SEMANA 6
UNIDADE 3
25 a 28 de junho de 2012
SEMANA 7
Apresentação dos seminários.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BORBA, Marcelo C.. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

PEREZ, Geraldo. Formação de Professores de Matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional. In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FIORENTINI, Dário. Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de letras, 2003.

NOBRE, Sergio; BARONI, Rosa L. S.. A pesquisa em História da matemática e suas relações com a Educação matemática.  In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

PENTEADO, Miriam Godoy. Novos atores, novos cenários discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, Maria aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999.




Nenhum comentário:

Postar um comentário