Texto reflexivo:
O Professor no Ensino Superior
Mediante
as mais variadas discussões que vem ao longo dos últimos anos sendo traçada
sobre a Docência no Ensino Superior, podemos conjecturar que recentemente os
professores que atuam nesta modalidade venham se conscientizando da necessidade
de uma capacitação própria e específica para melhor desenvolverem suas
atividades docentes.
Faz-se
Necessário hoje na Universidade a presença de um professor que exerça o papel
de orientador de atividades que permitam seus alunos aprenderem, ao passo que
este professor também seja um motivador e incentivador no desenvolvimento de
seus alunos. Que este professor ainda possua domínio da tecnologia educacional,
que tenha clareza da abrangência do currículo na formação enquanto
profissional, que possua domínio na área pedagógica e que tenha como maior
objetivo em sua docência: a aprendizagem de seus alunos.
Ressalto
ainda neste texto que o professor deve ter clareza sobre os três elementos que envolvem
a profissionalização de um Professor: a história de vida, sua formação e sua
prática docente. Estes são fatores preponderantes para que ocorra uma
aprendizagem emancipatória e de cunho crítico. Com isto, bem entendemos que a
identidade profissional não se afasta das experiências de vida, tanto pessoal
quanto profissional do professor, e que seu desenvolvimento profissional
envolve a formação inicial e continuada, o que possibilitará mudanças em sua
prática docente. Mudanças que ressignifiquem a prática docente reclamam por um
espírito de abertura e de indagação crítica e sistemática por parte do
professor visando à superação das dificuldades a ela inerentes. (FARIAS, p.70,
2009).
Quanto
às competências específicas ao docente que atua no 3º grau, podemos citar: ter
competência em uma determinada área; ter domínio na área pedagógica que envolve
o processo de ensino e aprendizagem e também sobre a atuação do professor como
conceptor e gestor currículos; e possuir exercício da dimensão política.
Enfim,
percebemos que no Ensino Superior cresce a cessante necessidade de se rever os
currículos de formação profissional, de forma que venha atender as novas
exigências sobre o profissionalismo exercido na sociedade. Nossos alunos
precisam discutir conosco, seus professores, os aspectos políticos de sua
profissão e de seu exercício nesta sociedade, para nela saberem se posicionar
como cidadãos e profissionais. (MASETTO, p.28, 1998).
REFERÊNCIAS:
FARIAS, Isabel M. ET AL. Didática
e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009.
MASETTO, M. T. Professor
universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO,
M. T. Docência na Universidade. Campinas: Papiros, 1998.
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