sábado, 5 de maio de 2012

O Professor no Ensino Superior


Texto reflexivo: O Professor no Ensino Superior

Mediante as mais variadas discussões que vem ao longo dos últimos anos sendo traçada sobre a Docência no Ensino Superior, podemos conjecturar que recentemente os professores que atuam nesta modalidade venham se conscientizando da necessidade de uma capacitação própria e específica para melhor desenvolverem suas atividades docentes.
Faz-se Necessário hoje na Universidade a presença de um professor que exerça o papel de orientador de atividades que permitam seus alunos aprenderem, ao passo que este professor também seja um motivador e incentivador no desenvolvimento de seus alunos. Que este professor ainda possua domínio da tecnologia educacional, que tenha clareza da abrangência do currículo na formação enquanto profissional, que possua domínio na área pedagógica e que tenha como maior objetivo em sua docência: a aprendizagem de seus alunos.
Ressalto ainda neste texto que o professor deve ter clareza sobre os três elementos que envolvem a profissionalização de um Professor: a história de vida, sua formação e sua prática docente. Estes são fatores preponderantes para que ocorra uma aprendizagem emancipatória e de cunho crítico. Com isto, bem entendemos que a identidade profissional não se afasta das experiências de vida, tanto pessoal quanto profissional do professor, e que seu desenvolvimento profissional envolve a formação inicial e continuada, o que possibilitará mudanças em sua prática docente. Mudanças que ressignifiquem a prática docente reclamam por um espírito de abertura e de indagação crítica e sistemática por parte do professor visando à superação das dificuldades a ela inerentes. (FARIAS, p.70, 2009).
Quanto às competências específicas ao docente que atua no 3º grau, podemos citar: ter competência em uma determinada área; ter domínio na área pedagógica que envolve o processo de ensino e aprendizagem e também sobre a atuação do professor como conceptor e gestor currículos; e possuir exercício da dimensão política.
Enfim, percebemos que no Ensino Superior cresce a cessante necessidade de se rever os currículos de formação profissional, de forma que venha atender as novas exigências sobre o profissionalismo exercido na sociedade. Nossos alunos precisam discutir conosco, seus professores, os aspectos políticos de sua profissão e de seu exercício nesta sociedade, para nela saberem se posicionar como cidadãos e profissionais. (MASETTO, p.28, 1998).
REFERÊNCIAS:
FARIAS, Isabel M. ET AL. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. Docência na Universidade. Campinas: Papiros, 1998.

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