domingo, 25 de novembro de 2012

Plano de aula: jogos online



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA


PLANO DE AULA

PROFESSORA: Miriam Correia da silva
DURAÇÃO: 50 minutos

TEMA: A utilização de jogos online como uma metodologia de ensino do professor de matemática


OBJETIVOS:
- Entender as características da utilização dos jogos online nas aulas de matemática;
- Pesquisar sobre a utilização dos jogos online no campo da Educação matemática;
- Aplicar jogos online como uma metodologia de ensino;
- Relatar sobre as experiências com jogos online em forma de artigo.



CONTEÚDOS
- Características dos jogos online;
- A utilização de jogos online na Educação Matemática;
- Os jogos online como metodologia de ensino nas aulas de matemática.

METODOLOGIA

Abordaremos como metodologia a utilização de jogos online. Num primeiro momento faremos um levantamento dos jogos online que atendem ao campo da educação matemática e estudaremos sobre sua utilização e aplicação no campo da Educação matemática. Em seguida iremos selecionar alguns jogos para realizar um experimento durante uma aula de matemática. Os resultados obtidos durante a experiência serão relatados em forma de artigo científico.

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de maneira contínua e processual se pautando nos fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica.




REFERÊNCIAS

GONÇALVES, Max Lindoberto Castro. O uso do jogo on-line como possibilidade de aprendizagem na matemática. Novas Tecnologias na Educação. V. 8 Nº 3, dezembro, 2010.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de Aprendizagem. Revista de  psicopedagogia. vol.27 no.83 São ,  2010.

Conteúdos Digitais para o ensino e aprendizagem de matemática e estatística. Disponível em: http://www.uff.br/cdme/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário