Plano
de Aula
Disciplina:
Matemática
Nível:
2º ano do Ensino Médio
Conteúdo
Curricular: matemática Financeira
Metodologia:
ABP (Aprendizagem Baseada em problemas)
Enunciado e
descrição do Problema:
Os números e cifras
envolvidos, quando lidamos com dados sobre produção e consumo de energia em
nosso país, são sempre muito grandes. Apenas no setor residencial, em um único
dia, o consumo de energia elétrica é da ordem de 200000 MWh. Para avaliar este
consumo, imagine uma situação em que o Brasil não dispusesse de hidrelétricas e
tivesse de depender somente de termelétricas, em que 1kg de carvão, ao ser
queimado, permite obter uma quantidade de energia da ordem de 10 KWh.
1 - Considerando que um
caminhão transporta, em média, 10 toneladas de carvão, qual a quantidade de
caminhões de carvão necessária para abastecer as termelétricas?
Recursos
-
Leitura, compreensão e discussão do problema em grupo;
-
Planejamento das estratégias para resolução do problema apresentado;
-
Visita e participação no blog: http://www.formedmat.blogspot.com.br;
-
Postagem da solução no blog;
-
Apresentação e discussão sobre as soluções apresentadas.
Critérios de Avaliação
-
Nota para participação no grupo de estudo;
-
Nota para as estratégias elaboradas;
-
Nota para os comentários que expõe os resultados.
Conceitos
-
Transformação de unidades de medidas (KWh/ MWh; toneladas/ quilograma);
-
Proporção Numérica;
-
Operações com números reais.
Objetivos
Competências
Básicas
-
Competência no tratamento de informação e competência digital ao participar do
blog;
-
Competência Matemática: Cálculos com medidas e quantidades;
-
Competência do conhecimento e da interação com o contexto onde o problema se
enquadra.
Atividades
-
Realizar a leitura e a discussão em grupo sobre o enunciado do problema
apresentado no blog apresentado;
-
Elaborar um plano escrito com as estratégias traçadas para resolução do
problema;
-
Realizar os cálculos necessários para comprovar a veracidade da solução
encontrada;
-
Comentar no blog como traçaram a solução do problema proposto.
Referências:
DEL POZO, Montserrat. Como trabalhar com
notebooks em sala de aula. In: BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastião (org).
Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Peuso, 2012, p. 139
– 151.
RIBEIRO,
Jackson. Matemática: ciência, linguagem e tecnologia, 2: ensino médio. São
Paulo: Scipione, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário