terça-feira, 3 de julho de 2012

Plano de Aula com a metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas)



Plano de Aula

Disciplina: Matemática
Nível: 2º ano do Ensino Médio
Conteúdo Curricular: matemática Financeira
Metodologia: ABP (Aprendizagem Baseada em problemas)

Enunciado e descrição do Problema:
Os números e cifras envolvidos, quando lidamos com dados sobre produção e consumo de energia em nosso país, são sempre muito grandes. Apenas no setor residencial, em um único dia, o consumo de energia elétrica é da ordem de 200000 MWh. Para avaliar este consumo, imagine uma situação em que o Brasil não dispusesse de hidrelétricas e tivesse de depender somente de termelétricas, em que 1kg de carvão, ao ser queimado, permite obter uma quantidade de energia da ordem de 10 KWh.
1 - Considerando que um caminhão transporta, em média, 10 toneladas de carvão, qual a quantidade de caminhões de carvão necessária para abastecer as termelétricas?

Recursos
- Leitura, compreensão e discussão do problema em grupo;
- Planejamento das estratégias para resolução do problema apresentado;
- Visita e participação no blog: http://www.formedmat.blogspot.com.br;
- Postagem da solução no blog;
- Apresentação e discussão sobre as soluções apresentadas.

Critérios de Avaliação
- Nota para participação no grupo de estudo;
- Nota para as estratégias elaboradas;
- Nota para os comentários que expõe os resultados.

Conceitos
- Transformação de unidades de medidas (KWh/ MWh; toneladas/ quilograma);
- Proporção Numérica;
- Operações com números reais.

Objetivos


Competências Básicas

- Competência no tratamento de informação e competência digital ao participar do blog;
- Competência Matemática: Cálculos com medidas e quantidades;
- Competência do conhecimento e da interação com o contexto onde o problema se enquadra.

Atividades

- Realizar a leitura e a discussão em grupo sobre o enunciado do problema apresentado no blog apresentado;
- Elaborar um plano escrito com as estratégias traçadas para resolução do problema;
- Realizar os cálculos necessários para comprovar a veracidade da solução encontrada;
- Comentar no blog como traçaram a solução do problema proposto.

Referências:

 DEL POZO, Montserrat. Como trabalhar com notebooks em sala de aula. In: BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastião (org). Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Peuso, 2012, p. 139 – 151.
RIBEIRO, Jackson. Matemática: ciência, linguagem e tecnologia, 2: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário